Suicídio e Depressão é tema de palestra realizada na AD Hortolândia

O Ministério Jovem Marcados pela Graça da Igreja Evangélica Assembleia de Deus (Ministério do Belém), presidida pelo Pastor Aloízio Reis Mendes, realizou na noite de Segunda-Feira (03), durante a programação do Encontro de Jovens SEGUNDA DE PRIMEIRA uma palestra sobre “As causas e a Prevenção do Suicídio e Depressão entre Jovens e Adolescentes “, com o Psicólogo, Pastor e Especialista em Psicologia da Família, Dr. Fábio Correia.

Pr. Fábio Correa, Psicologo e Especialista em Psicologia da Família ministrou para Juventude. (Foto: AD Hortolândia)

A noite estava fria, o termômetro registrava apenas 9º graus, mas as baixas temperaturas não foi impedimento para centenas de jovens que prestigiaram o evento.

Foi de grande importância para meu conhecimento, pois através dos relatos e experiência contadas pude entender o que é um trauma de diversas ocasiões e claro irei saber lidar com isso com meus futuros filhos para não sofrer uma depressão traumática”, relata o Jovem Rafael Chiqueto, (22 anos) da Congregação do São Sebastião 1.

A palestra foi muito boa, tive ensinamentos aqui hoje que vou acatar para sempre, eu não tinha essa percepção dos males que levam a depressão” resume Beatriz Silva, (17 anos).

Valeu a pena estar aqui hoje, aprendi muitas coisas que não sabia a respeito dos fatores que levam a depressão, muitas vezes a gente vê alguém triste no canto e pensa que é frescura, e não imagina o trauma que aquela pessoa pode estar vivendo”, explica Higor Clemente, (17 anos) do Templo Sede.

De acordo com o Pastor Samuel Marinho (Líder Geral da Juventude Marcados Pela Graça), o momento da realização da palestra foi muito oportuno.

“O suicídio e a depressão é um tema muito atual entre a juventude e precisa ser urgentemente debatido na igreja e na sociedade; frequentemente temos acompanhado nas mídias a multiplicação de casos de suicídio e depressão na faixa etária da juventude e da adolescência, segundo o último levantamento da OMS (Organização Mundial da Saúde), 11,5 milhões de brasileiros (5,8% da população) sofrem com depressão, um número preocupante. Queremos alertar os nossos jovens  sobre os males e ameaças que podem levar a depressão e ao suicídio e instruí-los da melhor maneira possível, com base nas Sagradas Escrituras. ” Destaca Marinho.

Durante a palestra o Ministrante Dr. Fábio Correa destacou a violência doméstica como o gatilho para patologias e comorbidades que podem desencadear a depressão.

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) a depressão é a principal doença entre jovens e adolescentes, existem duas grandes principais razão para a patologia que pode ser Endógenas; causadas pelo resultado de desequilíbrio químico associado ao controle de humor, ou seja, são as reações orgânicas internas,  de origem biológicas ou predisposições hereditárias e Exógenas; que são os fatores externos,  reações a fatores ambientais e circunstâncias, como por exemplo,  morte de um ente querido,  diagnóstico médico,  estresse etc. As consequências da depressão entre os jovens e adolescentes são na maioria das vezes,  a Automutilação; o Suicídio; a Baixa autoestima; e a Melancolia.” Explica Pr. Fábio Correa.

De acordo com a liderança do Ministério Marcados pela Graça outros temas importantes serão abordados nos próximos encontros; como sexualidade, profissionalização, caráter cristão, homossexualismo, convivência social, etc.

 

Redação / AD Hortolândia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *