O Ministério Jovem Marcados pela Graça da Igreja Evangélica Assembleia de Deus (Ministério do Belém), presidida pelo Pastor Aloízio Reis Mendes, realizou na noite de Segunda-Feira (03), durante a programação do Encontro de Jovens SEGUNDA DE PRIMEIRA uma palestra sobre “As causas e a Prevenção do Suicídio e Depressão entre Jovens e Adolescentes “, com o Psicólogo, Pastor e Especialista em Psicologia da Família, Dr. Fábio Correia.
A noite estava fria, o termômetro registrava apenas 9º graus, mas as baixas temperaturas não foi impedimento para centenas de jovens que prestigiaram o evento.
“Foi de grande importância para meu conhecimento, pois através dos relatos e experiência contadas pude entender o que é um trauma de diversas ocasiões e claro irei saber lidar com isso com meus futuros filhos para não sofrer uma depressão traumática”, relata o Jovem Rafael Chiqueto, (22 anos) da Congregação do São Sebastião 1.
“A palestra foi muito boa, tive ensinamentos aqui hoje que vou acatar para sempre, eu não tinha essa percepção dos males que levam a depressão” resume Beatriz Silva, (17 anos).
“Valeu a pena estar aqui hoje, aprendi muitas coisas que não sabia a respeito dos fatores que levam a depressão, muitas vezes a gente vê alguém triste no canto e pensa que é frescura, e não imagina o trauma que aquela pessoa pode estar vivendo”, explica Higor Clemente, (17 anos) do Templo Sede.
De acordo com o Pastor Samuel Marinho (Líder Geral da Juventude Marcados Pela Graça), o momento da realização da palestra foi muito oportuno.
“O suicídio e a depressão é um tema muito atual entre a juventude e precisa ser urgentemente debatido na igreja e na sociedade; frequentemente temos acompanhado nas mídias a multiplicação de casos de suicídio e depressão na faixa etária da juventude e da adolescência, segundo o último levantamento da OMS (Organização Mundial da Saúde), 11,5 milhões de brasileiros (5,8% da população) sofrem com depressão, um número preocupante. Queremos alertar os nossos jovens sobre os males e ameaças que podem levar a depressão e ao suicídio e instruí-los da melhor maneira possível, com base nas Sagradas Escrituras. ” Destaca Marinho.
Durante a palestra o Ministrante Dr. Fábio Correa destacou a violência doméstica como o gatilho para patologias e comorbidades que podem desencadear a depressão.
“Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) a depressão é a principal doença entre jovens e adolescentes, existem duas grandes principais razão para a patologia que pode ser Endógenas; causadas pelo resultado de desequilíbrio químico associado ao controle de humor, ou seja, são as reações orgânicas internas, de origem biológicas ou predisposições hereditárias e Exógenas; que são os fatores externos, reações a fatores ambientais e circunstâncias, como por exemplo, morte de um ente querido, diagnóstico médico, estresse etc. As consequências da depressão entre os jovens e adolescentes são na maioria das vezes, a Automutilação; o Suicídio; a Baixa autoestima; e a Melancolia.” Explica Pr. Fábio Correa.
De acordo com a liderança do Ministério Marcados pela Graça outros temas importantes serão abordados nos próximos encontros; como sexualidade, profissionalização, caráter cristão, homossexualismo, convivência social, etc.
Redação / AD Hortolândia