RAZÕES PARA ORARMOS PELA VENEZUELA

A Venezuela vive dias difíceis, a pior crise humanitária já registada nas Américas assola o país. Não poderíamos dar as costas a este apelo. Vamos colocar a Venezuela diante do Deus Todo-Poderoso. Ore com a gente e compartilhe estes motivos de intercessão com outros irmãos em Cristo.

  1. Ore para que Deus proveja o pão de cada dia

Muitas vezes pessoas são vistas procurando por comida no lixo de restaurantes. Longas filas de pessoas têm se formado todas as noites à espera da abertura de um supermercado para comprar comida. Apesar de chegarem a “dormir” na fila, não têm a garantia de conseguir o alimento necessário a todos da família. Algumas igrejas têm desenvolvido programas para prover comida preparada para idosos e crianças.

Junto às filhas, venezuelano procurar por comida em sacos de lixo deixados na rua – JUAN BARRETO / AFP

  1. Ore para que Deus cure os doentes

A maioria dos centros de saúde tem falta de suprimentos para tratamento de doentes. No hospital universitário, médicos alertam que não têm condições de receber novos pacientes. Infelizmente, pacientes com câncer, diabetes, hipertensão, convulsões e outras doenças têm de buscar em outros estados os medicamentos que necessitam. Outros ainda necessitam ir à Colômbia ou vir ao Brasil para comprar remédios. Algumas igrejas têm disponibilizado pontos de coleta de medicamentos para atendimento à população mais carente.

Pacientes descansam nos corredores de hospital público em Mérida, na Venezuela. (The New York Times)

  1. Ore para que Deus cuide da vida de muitos

Petare, onde fica a maior favela da América Latina, e outras comunidades presentes em todos os distritos do país, tem uma população de mais de 1.500.000 habitantes, e a crise existente tem aumentado a insegurança nestas comunidades. A maioria das pessoas que sai para trabalhar vive com um alto sentimento de morte e medo. Peça a Deus por proteção a estas pessoas.

Por outro lado, prisões estão superlotadas. Os tribunais estão sobrecarregados. Policiais têm sido direcionados para pôr ordem nas longas filas que se formam nos supermercados, na busca por comida, deixando diversos pontos da cidade desprotegidos. A igreja tem entrado em comunidades perigosas para levar o Evangelho usando espaços de escolas e ginásios.

Escassez de alimentos agrava a crise a cada dia. (Fonte: Litici.org)

  1. Ore para que Deus transforme os líderes políticos do país e traga uma solução pacífica para a situação existente

Dois grandes grupos estão em disputa pela liderança do país, e em seus esforços têm ignorado as leis. A rivalidade, discórdia e o desespero têm criado uma barreira no entendimento e diálogo das partes. Soluções para os problemas têm sido mais difíceis de serem encontradas a cada dia. Conforme a crise aumenta, as pessoas sofrem. A fé de muitos está abatida.

Manifestante atingido durante protesto contra o governo de Nicolas Maduro, em Caracas, na Venezuela, recebe atendimento médico – 22/07/2017 (Andres Martinez Casares/Reuters)

  1. Ore por igrejas, pastores e líderes

As crises têm afetado grandemente pessoas, famílias e as finanças das igrejas, e o bom desenvolvimento de programas. Contudo, a igreja tem sido conduzida ao mais alto nível de participação para alcançar um número ainda maior de pessoas em meio à crise. Pastores e líderes estão se esforçando para trazer aos seus membros e comunidades um consolo pastoral e a confiança em Deus. Também as igrejas estão unidas entre si para seguirem em frente com a missão que o Senhor nos tem dado.

Juntem-se em oração em favor dos nossos irmãos Venezuelanos.

  1. Ore pelos missionários

Estes servos têm sentido o chamado para ir e fazer discípulos pela Venezuela e até aonde Deus permitir. Eles buscam por recursos financeiros para ajudá-los a cumprir seu chamado.

Casal de missionários Silval França e Eliane atuam no país, especificamente com as comunidades indígenas da região de Tumeremo, na província de Bolívar. (FOTO: Arquivo Pessoal)

  1. Ore por aqueles que não conhecem a Cristo

Cristo é transformação e vida, e as pessoas que abraçam a fé Nele, encontram verdadeira felicidade. Viver com seu perdão e sob suas bênçãos é o que há de mais maravilhoso para o ser humano. Sua graça e amor em tempos difíceis como este na Venezuela são extremamente necessários. Por isso a igreja venezuelana, em seus esforços para o evangelismo e discipulado, necessita de apoio em oração de cada irmão em Cristo a fim de que este movimento leve o Evangelho ao perdido e necessitado.

Missão Belém na Venezuela mobiliza centenas de indígenas em Culto e Ação Social (Província de Bolívar/Venezuela)

Reprodução JMM – (Correspondente Márcia Pinheiro)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *