JUVENTUDE FAZ MOBILIZAÇÃO PARA INCENTIVAR DOAÇÕES DE SANGUE

A Juventude MARCADOS PELA GRAÇA da AD Hortolândia está promovendo uma importante mobilização nas redes sociais com o objetivo de chamar atenção da sociedade para a importância de doar sangue.

A liderança pretende levar no SÁBADO DIA 01 DE SETEMBRO um grupo de 50 jovens doadores ao Hemocentro do Hospital das Clinicas da Unicamp. A saída está prevista para acontecer às 7h30 da manhã em frente ao Templo Sede (Rua Doze de Junho, 105 Mirante), haverá transporte gratuito.

CAMPANHA DE DOAÇÃO DE SANGUE JUVENTUDE AD HORTOLÂNDIA – (DIVULGAÇÃO)

A liderança geral da Juventude enfatiza a importância de os jovens estarem engajado nas questões sociais, especialmente na questão de doação de sangue. “Doar sangue é doar a vida. É de suma importância à participação de toda sociedade para abastecermos os bancos de sangue. Um ato de amor e solidariedade que pode salvar a vida de tantas pessoas”, disse o líder Geral da Juventude Presbítero Eliseu Ferreira.

Para se inscrever, os interessados deverão preencher o formulário de inscrição acessando o link https://goo.gl/forms/un08pPINNTznrK0G2 . A inscrição será considerada efetivada após o contato telefônico.

Todos os voluntários deverão obrigatoriamente estar com o documento de identidade. Mais informações sobre esta ação podem ser obtidas através da página Marcados pela Graça no facebook https://www.facebook.com/marcadospelagraca/, as mensagens são respondidas imediatamente.

 

DOAÇÃO

A doação de sangue ocorre quando uma pessoa voluntariamente vai a um centro especializado e disponibiliza seu sangue para ser usado em transfusões ou outras situações clínicas. No Brasil são coletadas 3,7 milhões de bolsas por ano, o que corresponde ao índice de 1,8%. Na Europa e Estados Unidos, esse percentual é de 5% a 7%.

Existem normas nacionais e internacionais para a triagem de pessoas aptas a doar sangue, sendo que órgãos como o Ministério da Saúde e a Associação Americana de Bancos de Sangue são responsáveis por esse controle.

Os requisitos para doação de sangue são: 

  • Estar em boas condições de saúde
  • Ter entre 18 e 69 anos. Pessoas acima de 60 anos só podem doar se já tiverem doado sangue alguma vez antes dessa idade
  •  Pesar no mínimo 50kg
  • Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas)
  • Estar alimentado, por isso evite alimentos gordurosos e aguarde até 2 horas para doar
  • Apresentar documento original com foto, que permita o reconhecimento do candidato, emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social).

 

Por WALTHER BARROS – Redação AD Hortolândia/SP

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *