Dia 18 de junho, o aniversário de 106 anos de nossa querida Igreja Evangélica Assembleia de Deus no Brasil

A origem das Assembleias de Deus no Brasil está no fogo do reavivamento que varreu o mundo por volta de 1900, no início do século XX, especialmente na América do Norte. Os participantes desse reavivamento foram cheios do Espírito Santo da mesma forma que os discípulos e os seguidores de Jesus durante a festa judaica do Pentecostes, no início da igreja primitiva, conforme está escrito no capítulo 2 do Livro dos Atos Apóstolos. Assim, eles foram chamados de “pentecostais”.

Segundo Templo da Assembleia de deus em Belém do Pará – ARQUIVO AD BELÉM

Exatamente como os crentes que estavam no cenáculo, os precursores do reavivamento do século XX falaram em outras línguas que não as suas originais quando receberam o batismo com o Espírito Santo. Outras manifestações sobrenaturais, tais como profecia, interpretação de línguas, conversões e curas, também aconteceram.
Quando Daniel Berg e Gunnar Vingren chegaram à Belém do Pará, em 19 de novembro de 1910, ninguém poderia imaginar que aqueles dois jovens suecos estavam para iniciar um movimento que alteraria profundamente o perfil religioso e até social do Brasil, por meio da pregação de Jesus Cristo como o único e suficiente Salvador da humanidade e a atualidade do batismo com o Espírito Santo e dos dons espirituais.

As igrejas existentes na época – Batista de Belém do Pará, Presbiteriana, Anglicana e Metodista – ficaram bastante incomodadas com a nova doutrina dos missionários, principalmente por causa de alguns irmãos que se mostravam abertos ao ensino pentecostal. Na madrugada do dia 18 de junho de 1911, a irmã Celina de Albuquerque foi a primeira crente a receber o batismo com o Espírito Santo, o que não demorou a ocorrer também com outros irmãos.
O clima ficou tenso naquela comunidade, pois um número cada vez maior de membros curiosos visitava a residência de Berg e Vingren, onde se realizavam reuniões de oração. Como resultado, eles e mais 19 irmãos acabaram sendo desligados da Igreja Batista. Fundaram a Missão de Fé Apostólica, em 18 de junho de 1911, que mais tarde, em 1918, ficou conhecida como Assembleia de Deus.

 

Contribuição: AD Porto Alegre/RS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *